AIBRECE 2024 - REVITALIZAÇÃO:UM CHAMADO À PIEDADE - 24 - 27 DE JULHO
Porque o nome MAB?
MAB quer dizer Missão Auxiliadora Batista. Nos anos 60 a maioria das igrejas eram muito pequenas e muito fracas financeiramente. Estas igrejas não tinham condições financeiras para sustentar seus pastores. Vendo esta necessidade um grupo de obreiros reuniu-se e formou uma MISSÃO com a finalidade principal de auxiliar as igrejas pequenas a convidar seus pastores e ajudar no levantamento do sustento junto as Igrejas mais fortes. O nome M.A.B foi assim estabelecido por causa do seu objetivo inicial que foi auxiliar as igrejas pequenas nesta necessidade.
Breve Histórico da MAB
A MAB teve inicio no ano de 1965, e teve como objetivo auxiliar as pequenas igrejas manter o sustento de seus pastores indo em busca do auxilio de igrejas maiores. Os obreiros que tiveram esta visão e se reunirão dando início a Missão foram: José Pereira da Silva, Haroldo Reiner, Pedro V. Brooks, Otácio David de Figueiredo e Francisco de Macedo. A Primeira Igreja a ser beneficiada foi a Igreja Batista Regular de Jucás. Naquela época as atividades evangelísticas e missionárias eram coordenadas pela Associação Estadual (AIBRECE). Logo após a criação da MAB as responsabilidades foram transferidas para a MISSÃO.
José Pereira da Silva foi o primeiro presidente e exerceu a função até os anos 90. Ele fundou o braço da MAB, chamado Sociedade Patrimonial Batista. A finalidade deste braço legal da MAB era o de adquirir recursos para a aquisição de terrenos e ajudar em construções onde os missionários trabalhavam.
Os primeiros missionários foram: José Marques de Oliveira, Lourdes Santos, Maria Zilda, Maria Elma, Isaura Calos, Marineide Tavares, Luiz Oliveira de Sousa e Luiza Vieira. Os campos onde os missionários atuaram no inicio foram: Senador Pompeu, Quixadá, Russas, Tiangua, Orós, Sousa, Campina Grande e Serra do Araripe.
O Propósito da MAB agora é ajudar as igrejas em seus programas missionários.
1. Recomendando missionário
2. Examinando missionários
3. Ajudando em Conferências missionárias
4. Visitando campos missionários
5. Auxiliando nos problemas enfrentados pelos missionários
6. Auxiliando os missionários no levantamento de sustento.
7. Recomendando ou não campos missionários
(Fonte: https://mimbare.blogspot.com/p/missao-auxiliadora-batista.html)
Claudia Nicia
"Ser missionário é ser embaixador de Cristo. Ser representante da pessoa mais importante do universo"